Plano de saúde deve cobrir exames genéticos? Saiba tudo a respeito!
07/02/2023

Afinal, será que plano de saúde cobre exame genético? Esta dúvida ainda é bem comum entre os beneficiários que pretendem fazer este tipo de exame, mas não sabem exatamente o que faz parte da cobertura e o que não faz.
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a ANS (Agência Nacional da Saúde) é o principal órgão responsável por regulamentar as práticas de operadoras de plano de saúde.
Desse modo, sempre que houver qualquer tipo de dúvida relacionada à cobertura do seu plano, verifique informações relacionadas à ANS.
Se você pretende aplicar para um exame genético e quer saber mais sobre a cobertura do seu plano de saúde e o que ele cobre, então continue lendo os tópicos abaixo e tire as suas dúvidas!
Plano de saúde e exames genéticos
De acordo com a legislação vigente, os planos de saúde devem cobrir todos os exames genéticos necessários, desde que solicitados por um médico.
Para que esta afirmativa seja válida, é necessário que o plano ofereça cobertura ambulatorial (para garantir a cobertura de exames e consultas gerais), além da necessidade de um relatório clínico assinado pelo profissional responsável por conduzir o tratamento.
Desse modo, todos os planos que atuam em território nacional, quando acionados, devem cumprir a cobertura dos exames genéticos, tais como:
- Unimed,
- Unimed Fesp,
- Unimed Seguros,
- Bradesco Saúde,
- Sul América,
- HapVida,
- Central Nacional,
- QSaúde,
- Alice,
- Kipp Saúde,
- Cruz Azul,
- Cassi,
- Cabesp,
- Notredame Intermédica,
- Allianz,
- Porto Seguro,
- Amil,
- Santa Cruz,
- Santa Casa,
- Marítima Sompo,
- São Cristóvão,
- Prevent Senior,
- Entre outros.
Outro fator a ficar atento é o fato de que não importa se o seu plano é executivo, individual, básico, empresarial, familiar ou coletivo por adesão – independentemente da modalidade, a regra é aplicável para todos.
Desse modo, mesmo que o seu plano de saúde seja básico, ele tem a obrigatoriedade de cobrir os exames, sempre que solicitados por um médico. Não havendo laboratórios e clínicas que façam o exame, o plano pode ter que se responsabilizar por custear o exame fora das instituições credenciadas.
Quais exames são considerados genéticos?
O teste genético é um tipo de exame médico que identifica alterações em genes, cromossomos ou proteínas presentes no corpo humano.
Os resultados de um teste genético podem confirmar ou descartar uma condição genética suspeita ou ajudar a determinar a chance de uma pessoa desenvolver ou transmitir um distúrbio genético.
O teste genético envolve a procura de alterações em:
- Genes: Estes tipos de teste estudam sequências de DNA para identificar variações (mutações) em genes que podem causar ou aumentar o risco de um distúrbio genético e doenças potencialmente perigosas, como câncer. Os testes genéticos podem ter um escopo restrito ou amplo, analisando um bloco de construção de DNA individual (nucleotídeo), um ou mais genes ou todo o DNA de uma pessoa (conhecido como genoma).
- Cromossomos: Os testes cromossômicos analisam cromossomos inteiros ou longos comprimentos de DNA para verificar se há grandes alterações genéticas, como uma cópia extra de um cromossomo, que causa uma condição genética.
- Proteínas: Testes bioquímicos estudam a quantidade ou nível de atividade de proteínas ou enzimas; anormalidades em ambos podem indicar alterações no DNA que resultam em um distúrbio genético.
O que fazer quando a justiça negar o plano de saúde?
Como você pôde perceber, é obrigação de todo plano de saúde que atua no país oferecer cobertura para exames genéticos, desde que um médico habilitado exija este tipo de exame ao paciente que tem a cobertura do referido exame.
Se, por algum motivo, a provedora do seu plano de saúde negar a cobertura do exame, pode ser necessário acionar a justiça. Para isso, o primeiro passo é recorrer a um profissional habilitado para garantir a assessoria necessária e saber quais os passos que devem ser seguidos e, por exemplo, quais documentos e comprovantes devem ser reunidos.
Conte com a Support Assessoria para serviços como este e obtenha o melhor acompanhamento jurídico para ações contra planos de saúde.