Contabilidade para profissionais da saúde: Entenda a importância
31/01/2023
Profissionais da saúde – incluindo médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e afins – devem garantir que suas atuações estão alinhadas às boas práticas de suas profissões. Mas além do dia a dia profissional e da expertise na área, a burocracia não deve ser deixada de lado.
Isso porque clínicas, consultórios e laboratórios, por exemplo, são, no fim do dia, empresas e, portanto, devem prestar contas como tal.
Desse modo, a contabilidade desempenha um papel muito importante para garantir que não há nenhuma pendência e que todas as exigências fiscais e tributárias são cumpridas.
Mas há ainda um papel um pouco mais estratégico da contabilidade em relação a profissionais de saúde: identificar os melhores modelos e enquadramentos fiscais para gerar menos custos e mais eficiência tributária.
Saiba mais a respeito!
Afinal, qual o papel da contabilidade para os profissionais de saúde?
Um contador pode atuar de maneira generalizada ou pode se especializar em áreas específicas. Quanto mais específico ele for, mais soluções eficientes ele tende a apresentar às demandas de seus clientes.
Desse modo, um contador com expertise na área de saúde tende a conhecer os pormenores da área e saber como oferecer soluções mais pertinentes à rotina desses profissionais.
Entre os principais benefícios que a contabilidade para profissionais da saúde pode trazer, incluem-se:
Assessoria para profissionais autônomos
Embora muitos profissionais optem por abrir seus consultórios e estabelecimentos próprios, muitos outros escolhem trabalhar como autônomos, ou seja, sem vínculo empregatício com instituições.
No entanto, a contabilidade pode ser negligenciada ou ficar à mercê do que o contratante indicar.
Mas a verdade é que sem uma assessoria contábil especializada, profissionais autônomos de saúde podem acabar pagando impostos muito mais altos do que poderiam, chegando a atingir a alíquota máxima (que, atualmente, é 27,5% sobre o valor dos rendimentos).
Por outro lado, com a ajuda de um contador especializado, você irá identificar certas despesas que podem ser deduzidas (abatidas) no seu imposto, gerar um custo bem menor e, consequentemente, aumentar a margem de lucro de seus serviços prestados.
Além disso, caberá aos profissionais da contabilidade te ajudar e prestar auxílio ao emitir notas fiscais, recibos e afins.
Suporte ao abrir empresas
Se você não é um profissional autônomo e decidiu abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e então criar uma empresa (clínica, consultório, laboratório...), você necessariamente precisará de um contador.
A diferença é que ao recorrer a um escritório contábil especializado em profissionais da área da saúde, desde o início do processo, a abertura será conduzida para oferecer as melhores condições ao profissional.
Isso pode ser feito identificando o melhor enquadramento fiscal, por exemplo, que pode te gerar mais benefícios, enquanto outros podem acabar gerando custos pesados e desnecessários, a depender do faturamento anual.
A verdade é que muitos pormenores impactam o dia a dia dos profissionais de saúde, e ter uma ajuda especializada que irá conduzir toda a abertura é crucial para a eficiência do negócio.
Determinar a natureza jurídica é outra atribuição importante, como a Sociedade Simples Pura, que costuma ser um modelo com grande adesão entre profissionais da saúde, já que conta com ISS reduzido, uma vez que o imposto não precisa acompanhar o faturamento da empresa. Por ser fixo, gera previsibilidade e proporciona mais assertividade nas estratégias financeiras e de receita.
Segurança
Por último, mas não menos importante, a segurança que um contador especializado em negócios de saúde oferece é inegável.
Isso porque, diante de qualquer exigência ou desvio de rota, ele estará lá para te assessorar e corrigir o que for necessário.
Com o apoio do profissional, aportado nas leis fiscais, tributárias e médicas, ele será capaz de atender o seu negócio com eficiência, enquanto você se dedica apenas ao core business e não precisa perder tempo com burocracias.